O CALDEIRÃO DO RENASCIMENTO /|\
A Ilha Afortunada, nome pelo qual também é conhecida Avalon, já que suas colheitas são fartas e abundantes, era governada por Morgana e suas nove irmãs, sacerdotisas guardiãs do caldeirão do renascimento, símbolo da Deusa Mãe, capaz de curar todos os males, além de evocar as brumas para adentrarem à ilha encantada.
"Existia em Caer Siddi uma fonte que jorrava vinho doce e onde o envelhecimento e a doença eram desconhecidos. Entre os seus tesouros havia um caldeirão mágico, tema diretamente ligado à abundância existente na Ilha das Maçãs."
— Ellis, 1992 - Geoffroy de Monmouth, Vita Merlini e Jean Markale.
Caer Siddi (Fortaleza das Fadas): A Ilha feérica, onde apenas o povo das fadas e os nobres cavalheiros de alma pura podiam adentrar.
Segundo a Mitologia Celta, há três propriedades inesgotáveis do caldeirão, que são descritas em vários contos. São elas: inspiração, regeneração e fertilidade.
O Grande Dagda possuía um caldeirão proveniente da cidade de Múrias. Ao provar dele, ninguém passava fome, (Ellis, 1992).
Matholwch recebera o caldeirão do renascimento do Deus Bran e com ele era possível ressuscitar um morto, porém, este perderia a capacidade de falar. (Mabinogion, 1988).
"Na tradição galesa a história de Taliesin oferece um exemplo do caldeirão do renascimento, após a luta de transformação e metempsicose - transmigração da alma de um corpo para outro - da Deusa Cerridwen e Gwion."
— J. A. Macculloch - A Religião dos Antigos Celtas.
O caldeirão, mais tarde, ficaria conhecido como o Graal, inicialmente, através das obras de Chrétien de Troyes. Com a sua cristianização em fins do século XII, sob sua nova perspectiva cristã, o conteúdo do cálice passou a ser o sangue de Cristo, simbolizando o conhecimento e o alimento da alma.
A cidade de Glastonbury, em Somerset, na Inglaterra, é particularmente associada a Avalon, através dos seus mitos e lendas locais. A colina do Tor é descrita como sendo a entrada do Annwn (Outro Mundo), a terra dos mortos na tradição galesa, o lar de Gwynn ap Nudd, o rei das fadas e guardião do submundo.
Ao descer a colina em espiral do Tor, em meio aos carvalhos, chega-se a "Chalice Well Gardens", os Jardins do Cálice Sagrado, onde existe uma fonte de água avermelhada com propriedades curativas, reforçando o mito do Santo Graal e o poder mítico do renascimento dos Deuses, descrito no Livro de Taliesin, antiga coleção de poemas em galês.
. . . ~ . . . ~ . . . ~ . . . ~ . . . ~ . . . ~ . . .~ . . .~ . . .~ . . .~ . . .~ . . .
/|\ Arcturus Flamel /|\