O
que é Aloha?
A palavra aloha é geralmente usada como “olá”, “tchau”, ou até mesmo ao expressar amor. Porém, seu significado vai muito além das palavras, representando todo um estilo de vida.
No Hawaii, costuma-se dizer que aloha carrega a presença da respiração divina. Aloha é emanar e absorver boas energias, é viver em harmonia, e reconhecer a natureza divina que reside dentro de tudo e todos, muito similar ao que representa o termo Namaskar para algumas culturas asiáticas.
Assim, aloha não se resume a uma simples despedida ou saudação. Em sua essência, a palavra carrega significados e sentimentos muito mais profundos: a harmonia entre alma, corpo, mente e natureza, e que floresce tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro, pois o todo não existe sem a parte e é dependente do amor entre todas as coisas. E de fato, Aloha é mais comum ao expressar o amor universal e incondicional.
De um ponto de vista mais amplo, aloha pode também ser uma expressão de compaixão, simpatia, afeição, misericórdia, assim como hospitalidade. Enquanto para outros, aloha representa a amizade, família ou a paz.
O Espírito Aloha
Aloha é formada pelas iniciais de outras cinco palavras da língua havaiana, e seus significados orientam a conduta do povo local. São elas:
A – AKAHAI – bondade, ternura, amabilidade
L – LOKAHI – unidade, harmonia
O – OLU’OLU – agradável, cordialidade
H – HA’AHA’A – modéstia, humildade
A – AHONUI – paciência, perseverança
Juntas formam o chamado Aloha Spirit, cujo a tradução literal é Espírito Aloha, mas segundo os próprios havaianos, palavras são incapazes de traduzir o verdadeiro significado de aloha e de seu espírito.
De acordo com os sábios nativos, estar apto a viver o Aloha Spirit é o caminho para a perfeição e auto-realização do corpo e da alma. Quando se vive o Espírito Aloha, se cria sentimentos e pensamentos positivos, que nunca se perdem.
A Lei do Aloha Spirit
A importância do Aloha Spirit na cultura havaiana é tão grande que é firmada pela lei no Estatuto do Hawaii. Embora a palavra “lei” soe rigorosa, seu objetivo é lembrar as autoridades governamentais a tratar as pessoas com um profundo respeito e cuidado, assim como fizeram seus antepassados.
A lei do Aloha Spirit é mais um ensinamento que uma lei, e conforme compreendida e aplicada na vida real, as autoridades serão capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor, cheio de aloha.
Em um trecho, o Estatuto do Hawaii diz: “Aloha significa respeito e afeto mútuo (...). Aloha está na essência dos relacionamentos, onde cada indivíduo possui uma importância fundamental para todos os outros e para a existência coletiva. Aloha significa ouvir o que não pode ser dito, ver o que não pode ser visto e conhecer o desconhecido. Ao exercer seu poder em nome do povo e no cumprimento de suas responsabilidades, obrigações e serviços, o legislador, governador, vice-governador, chefe de justiça, diretores de departamento, devem contemplar e fruir a força vital, sempre considerando o Espírito Aloha.”
Fonte: Internet